11 janeiro 2013

FIFA BALLON D'OR




Antes de comentar a atribuição do Prémio de Melhor do Mundo a Messi, quero esclarecer um pequeno detalhe, que atenção, está disponível a todos.
Ora, quem elege os três melhores jogadores, por votação, são:
·         Selecionadores;
·         Capitães de Seleção;
·         Grupo de Especialistas da France Football.

Posto isto, é absolutamente verdade que não é a Unicef, nem o Platini ou o Blatter, ou qualquer grupo organizado que elege o Melhor, mas sim, uma votação livre e independente onde cada votante se exprime da maneira que bem lhe apetece. Acho que está claro.
Dado a conhecer o veredicto final, só se pode ficar feliz, “triste”, ou assim-assim. Não vale a pena conspirar. Eu entendo que as pessoas já não possam ouvir falar em conspiração e corrupção, mas nem tudo é como em Portugal, nós sim somos especialistas em corrupção. O país das cunhas. O país do desemprego. O país da crise.

Há quem defenda que Xavi ou Pirlo mereciam um prémio carreira, ou que a genialidade de Iniesta deveria superar as estatísticas de Ronaldo e Messi. Gostos são gostos e não se discutem. Mas, o resultado final demonstra que Messi é eleito o Melhor por 41% dos votos, sensivelmente, o que por maioria (não absoluta) lhe permite ser consagrado. É só isso… Temos de aceitar, não há volta a dar.
A isto chama-se direito ao voto, ou democracia, ou qualquer coisa do género. Mais uma vez alerto, deixem-se de conspiração.

Tirando a vertente teórico-politica, há a parte futebolística. Não há nenhuma regra que defina que o eleito seja o melhor marcador, ou o melhor assistente, ou o melhor a dar pau. O eleito é aquele que conjuga ou maximiza, mais que os outros, toda a envolvente do futebol, dentro e fora das 4 linhas. É quem, da melhor maneira, contribui para o espetáculo do futebol.
Há ainda outra questão que me parece importante. Quando um clube vence competições, o clube é premiado. Por norma fica com uma taça/troféu para o museu e escreve o nome na história. Isto quer dizer que, se o clube vence, o clube é reconhecido. Não existe nenhuma lei que declare que o vencedor do Prémio de Melhor do Mundo seja do clube que venceu. Para que serve o colectivo? Lá por o Boavista ter sido campeão, o Martelinho ou o Fary eram os melhores do campeonato? Não creio.
Obviamente que durante muitos anos, as estatísticas, os troféus coletivos, ou a carreira poderiam ser um fator diferencial no conto final, mas parece-me a mim que era devido ao talento dos melhores estar mais nivelado do que agora, e aí sim, a menor estabilidade de época para época por parte destes propiciava a distribuição do prémio a um maior número de jogadores.

É visível em textos anteriores que não sou o maior fã de José Mourinho, e pertenço ao pequeno grupo de portugueses que não o idolatram nem se regem pelas suas ideias. No entanto, pela primeira vez estou de acordo com o Zé num aspeto. Num dos vídeos que agora passa muito nas redes sociais, “Mourinho estoura com aqueles que defendem que Messi deve ganhar a Bola de Ouro” (Quem foi estourado? Não percebi!), Zé afirma que nos “deixemos de brincadeiras”, o prémio de melhor tem de ser dado a quem merece, porque se fosse por solidariedade e beneficência havia Drogba, Etoo, Zlatan, Zanetti, etc. Coincidência, tudo ex-jogadores dele, mas estas coisas passam despercebidas a todos, não liguemos…
Assim, também aqui estou de acordo. O nome é claro - Melhor Jogador do Mundo -, deve ser entregue ao melhor, não ao mais bonito, forte, velho, profissional, e por aí.

Gostando ou não, Messi é o expoente máximo do futebol. É ele que dá seguimento ao futebol do Barcelona. É ele que desbloqueia o futebol “chato” dos catalães. “La Pulga” é no mundo do futebol aquilo que um pai quer para um filho, o talento natural.

Deixo ainda uma sugestão aos seguidores do Ronaldo. Admitam para vós próprios a posição do Messi no futebol. É talvez a única maneira de valorizarem o português, porque senão, se o Messi não for aquilo que vós pensais, um dia vão-se lembrar do Ronaldo como mais um bom jogador, que foi algumas vezes quase vencedor.
Já eu irei lembrar-me de um português como um dos maiores talentos em termos psicológicos e motivacionais que o futebol já viu, e que fez frente a um pequeno argentino… maior que Maradona.


Por fim, e no seguimento de algum comentário menos bem encaixado anteriormente, faço aqui um à parte. A expressão mais inócua e irritante que os eternos revoltados costumam difundir é a de que “é por causa de portugueses como vocês que o país está como está!”. Não, não é! O país está como está porque as pessoas roubam, desviam e sodomizam as leis do nosso país. Mas não falemos mais de Pátria e afins, está em extinção por cá.

Este artigo, mesmo sem consequência alguma, é dedicado ao Messi. Obrigado!


gloureiro

9 comentários:

  1. Muito simples: no ano 2012, em termos individuais Messi foi superior ao Ronaldo. Mas no ano 2011, pelos mesmos critérios, aconteceu o oposto. No entanto, em ambos os anos o vencedor foi.....Messi!
    Na altura (em 2011) falou-se dos títulos colectivos, pois bem no ano 2012 em termos colectivos o Real foi superior ao barça! Mais uma vez o vencedor foi...Messi!
    O que não se compreende foi o pkê das pessoas que votaram terem alterado o critério de escolha de ano para ano! Não faz sentido num ano valorizar-se o colectivo e, no ano seguinte, dar-se valor aos registos individuais. Como a bola de ouro é um prémio para um jogador a do ano 2012 foi totalmente justa, a de 2011 já não posso dizer o mesmo. Mas para mim o mais preocupante foi terem nomeado o Guardiola como possível vencedor! Quer dizer está sem treinar desde Julho e mesmo assim é nomeado? Não faz o menor sentido! Achas que se esta situação fosse com o Mourinho este seria nomeado? Creio que não.

    TBrito

    ResponderEliminar
  2. Não concordo quando dizes que corrupção é só em Portugal... a FIFA e a UEFA não são conhecidas pela justiça cega... ou esqueces-te do Mundial da Coreia onde a Espanha e a Itália foram prejudicadas duma forma tão ridícula?
    Messi? Ronaldo? São os dois fantásticos... eu cá prefiro o CR7... Mais completo, joga em qualquer posição do meio campo para a frente... e Defende... Sir Alex e Che Mourinho conseguem... nunca vi o Messi a correr para trás... Já não quero falar na dualidade de critérios dos árbitros em relação aos dois...
    Ser Tuga e vencer em Espanha não cai bem ao nuestros ermanos... sofrem dum complexo de inferioridade incapaz de reconhecer talento e valor a qualquer que seja o português...
    Voltando ao início, não acredito que as votações não tenham o dedo do Sr. Platini... aliás, considero que esse senhor está a mais no futebol, usando-o para se auto-promover!
    Mas o mais escandaloso é a votação de melhor treinador... Del Bosque? A sério? Só pode ser brincadeira...
    Mas isto tudo, é apenas a minha opinião...

    ResponderEliminar
  3. Tiago, o que tentei transmitir com o post foi que não há critério definido. Não é por golos, por títulos, ou por qualquer coisa em concreto. As pessoas votam, a partir do momento em que existe uma maioria não há nada a discutir. Para muitas pessoas o Ronaldo devia ter ganho neste ou no outro ano, mas houve ainda mais pessoas que acharam o contrário, só isso! E é isso que as pessoas não aceitam... há mais pessoas, votantes e apoiantes do Messi que do Ronaldo. Para ti o Ronaldo devia vencer em 2011, para mim o Messi é justo vencedor destes 4 anos. Cada um tem a sua preferência, tal como os restantes à face da terra!

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais obrigado por comentarem, esqueci-me de agradecer! :D
    Acho que o Guardiola obviamente não deveria vencer, e acho que o Jupp Heyknes e o Klopp se calhar podia constar do top-3, um deles.
    Relativamente ao duelo Messi-Ronaldo, já escrevi que chegue no post, agora prefiro ouvir as vossas opiniões.
    O Del Bosque acho que é um prémio "bonito", e num ano em que nenhum treinador se destacou, penso que é bem entregue. Vai de encontro ao paragrafo que fala do nivelamento dos jogadores etc... nenhum treinador se destacou!! Além disso, ele teve mérito em: substituir Villa (melhor marcador espanhol de sempre); dar alma a Torres; aposta no Alba; arriscar com o Fabregas numa posição onde o Guardiola não tirou grande coisa dele.
    Mais uma vez, tudo é discutível! Obrigado...

    ResponderEliminar
  5. Td bem! É fácil perceber que o "Mundo" prefere o Messi ao Ronaldo! Mas sendo assim enquanto o Messi jogar futebol, seja melhor em termos individuais ou colectivos a bola d'ouro será sempre dele!!!! Isto numa "luta" entre o CR7 e o Messi! Será justo?

    TBrito

    ResponderEliminar
  6. É a tal coisa, é justo porque as pessoas acham que o Messi é melhor. Não acredito que votem nele por ser pequeno e por ter tido um problema de hormonas. Muito menos votam nele por estarem contra o Ronaldo. Votam nele porque é um génio da bola. Faz o que mais ninguém faz!Tiago, é justo o Godinho Lopes estar na presidência? As pessoas votaram...

    ResponderEliminar
  7. O grupo de especialistas da France Football são jornalistas do maior jornal desportivo do pais ou do jornal mais importante a nivel de futebol. Em Portugal vota o Joaquim Rita da A Bola.
    Sneijder em 2010 ganhou o Calcio, Liga dos Campeões e foi a final do Mundial, Messi foi o melhor jogador individual do mundo, uma epoca que contanto apenas a qualidade de jogo, Messi terá dificuldade de igualar (a Bola de Ouro atribui o premio ao melhor jogador do mundo individual)
    Ronaldo em 2011 marcou mais golos, mas Messi ganhou titulos e foi o melhor jogador do munto individual (a Bola de Ouro atribui o premio ao melhor jogador do mundo individual)
    Ronaldo em 2012 ganhou a La Liga, Messi marcou mais golos e foi o melhor jogador do mundo individual, com exibições fabulosas (como a contra o Leverkusen) e golos a potes de qualquer maneira batendo record's que se diziam imbativeis. mais o mais importante jogou mais a bola que todos os outros (a Bola de Ouro atribui o premio ao melhor jogador do mundo individual).

    Bola de Ouro bem atribuída.

    No Treinador, seleccionador não devia estar, Del Bosque ganhou por premio carreira e pelo desastre dos ultimos 4 meses de Mourinho (ao nivel de Jorge Jesus em 2010/11).
    Para mim os nomeados teriam sido Klopp, Antonio Conte e Mourinho. E possivelmente daria a Bola de Ouro a Antonio Conte.

    ResponderEliminar
  8. E insistem em falar nos critérios de voto, mas quais critérios? Que eu saiba o boletim de voto não vem com nenhum anexo com os critérios a ser cumpridos..

    Em relação aos nuestros hermanos, a única coisa que eu tenho a dizer é que a máquina da imprensa em Espanha está muito bem oleada e afinada. Apesar de serem completamente e assumidamente parciais, eles não brincam em serviço. "Ai o Cristiano está triste? Pessoal o tema desta semana é a tristeza do Cristiano" - E não se fala mais de outra coisa, e espremem o assunto até à última gota.
    Os espanhóis não gostam de portugueses? Eles nem sequer gostam deles próprios, quanto mais... O único jogador que não é unanimemente assobiado em Espanha é o Iniesta. Para quem não acredita basta ver um jogo do Real Madrid ou do Barça fora de casa. Podem pesquisar no youtube um jogo em que o Real joga em Valência e o Casillas (capitão da selecção) é insultado por tudo e por todos, inclusive crianças acompanhadas pelos pais. Eu não tenho nada contra eles, tenho lá bons amigos, mas eu percebo que nós aqui tenhamos alguma dificuldade em perceber a cultura deles, quando por exemplo uma ida do Benfica ao reduto do Rio Ave signifique um mar de cachecóis encarnados nas bancadas do estádio dos Arcos.
    Em Espanha vale tudo, o Cristiano é por usar gel, o Pepe é por ter os fusíveis trocados, o Xavi é por ser catalão, o Messi é por ser anão...

    ResponderEliminar
  9. Este ano e sem retirar merito ao Messi penso que devia ter ganho o Ronaldo, pela conquista da liga, por vir a jogar ao mais alto nivel nos ultimos anos e pela quantidade de golos importantes que marcou, perdendo o Euro e a Champions nas meias finais na lotaria, o Messi tem uma grande qualidade mas que nao justifica as 4 bolas de ouro, a de 2010 nao merecia e a deste ano tambem nao, na minha opiniao teriam os 2 duas cada um podendo o Messi ainda atingir mais por ser mais novo, mas para as 4 bolas de ouro o Messi ja devia ter demonstrado pela seleçao o facto de ser um fora de serie, como Ronaldo fenomeno justificou as 3 bolas de ouro ao ganhar titulos pela seleçao e clube, nos treinadores o facto do Chelsea ter ganho a champions com uma euipa que nem pelo benfica devia ter passado e de dar valor, por isso colocava o roberto em 3º, Del Bosque em 2º e Mourinho em 1º, achando mesmo assim que nao foi mal atribuido!

    ResponderEliminar