05 maio 2012

Good times




Não gosto de história.

Não me interessa o que fez Pelé, Eusébio, Di Stéfano, Cruyff, Platini ou Maradona. Nunca fui procurar por eles ao Youtube, nem tenciono ir.

Respeito quem viu nascer o futebol, quem cresceu a vê-los jogar, e quem via os monstros do futebol, de todas as partes do mundo, a preto e branco. Ainda assim, não me interessa. Porque hei-de eu interessar-me pelas conquistas do Benfica em 1960-1962, se até o meu pai tinha acabado de vir ao mundo? Respeito, no entanto, os meus avôs.

Mas, eu que já vi tanto futebol de qualidade em tão pouco tempo, começo a imaginar se os meus filhos, sobrinhos ou amigos vão pensar o mesmo quando eu lhes quiser falar do Zidane, do João Pinto ou do Messi. Irão eles interessar-se?

No fundo, não se trata de um corrida ou disputa por quem é ou foi melhor, mas sim de demonstrar aquilo que cada um sentiu ao ver jogar os seus ídolos. Porque o futebol é de facto uma paixão que nos faz sonhar, e as recordações e sentimentos são de tal forma inigualáveis que tentamos a todo o custo partilhá-los.

Vou continuar a ver os jogos todos do Messi, e vou tentar imitar sempre o Zidane nas peladinhas com os meus amigos.

Quando não mais for possível, vou-vos falar de história…



gloureiro

4 comentários:

  1. Quanto tiveres um tempo vê isto.

    Final do Mundial 74.

    Panzers vs Totalfootball

    PS: pena não conseguir arranjar no youtube o Holanda vs Brasil desse mundial.

    ResponderEliminar
  2. Assim como eu não percebo a rivalidade que existia entre Inglaterra e a Argentina quando o Maradona marcou aquele golo com a mão, também vai ser difícil explicar aos meus filhos a tensão de um clássico entre o Real e o Barcelona ou Guardiola e Mourinho.

    Para a história ficam os resultados, mas o futebol é muito mais que isso. É a novela, as polémicas, a intriga. E isso é o mais difícil de explicar a quem não viveu essas épocas.

    ResponderEliminar
  3. A rivalidade da Inglaterra e a Argentina só tem um motivo as Malvinas/Falkland Islands.

    A guerra entre os dois nas Malvinas foi em 1982. Após a vitoria da Inglaterra nessa guerra, os dois países nunca mais se deram bem.

    Então existe uma meia final do Mundial, com o golo do Seculo e a Mão de Deus, Deus que veio a terra vingar os 649 soldados argentinos que tinham morrido na guerra. (segundo a mitologia Argentina)

    ResponderEliminar
  4. Foi mais ou menos isso que tentei transmitir. Toda a envolvente ao jogo é o espetáculo do desporto.

    Um dia eles irão perceber porque Real e Barcelona serão sempre os maiores rivais. O que me dói é mesmo a angústia de ver partir jogadores, sou um melancólico.

    Apesar de tudo não ultrapassei o Zidane, e temo pela minha vida quando o Messi abandonar...

    ResponderEliminar